Alimentos Saudáveis?
Provavelmente você conhece inúmeros alimentos saudáveis, mas você sabe por quais motivos eles são classificados assim?
Ao realizar refeições você deve ter consciência que estará nutrindo seu corpo, e para isso deve fazer diariamente boas escolhas alimentares. Assim você colabora com a saúde de seu corpo em um todo. A Rotina, na maioria dos casos, conspira contra nós mesmos, onde nos tornamos vítimas de um mundo nada saudável, do ponto de vista físico e mental. Mas se nos organizarmos e colocarmos como prioridade uma boa alimentação, não haverá desculpa que atrapalha sua saúde, nem a tal da vida corrida.
Mesmo os alimentos classificados como saudáveis, devemos ter prudência ao consumi-los, preparando e consumindo da maneira correta, pois a forma de preparação do alimento pode alterar essa condição. Como exemplo: cocção inapropriada ou quando acompanhados de uma exagerada adição de açúcar, sal ou aditivos prejudiciais à saúde.
Os alimentos saudáveis, possuem macronutrientes e micronutrientes de qualidade como: fibras, vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas, lipídeos e agentes antioxidantes.
Fibras solúveis
Sua maior ação é em seu metabolismo. São solúveis em água e formam um gel viscoso, auxiliando na saciedade e reduzindo o tempo do trânsito intestinal. Não são digeridas no intestino delgado e facilmente fermentam através da microflora do intestino grosso. Reduz a absorção de glicose no intestino delgado, além de reduzir o colesterol total e o LDL.
Psyllium e o FOS são exemplos de fibras solúveis.
Fibras insolúveis
Sua principal ação é mecânica. São fibras que não são solúveis em água, mas absorvem ela e assim aumentam o bolo fecal, acelerando o tempo do trânsito intestinal. Auxilia na sensação de saciedade, pois também reduz o tempo de esvaziamento gástrico.
O Mix de Fibras é um exemplo de fibra insolúvel.
Antioxidantes
Agentes que possuem uma ação de proteção celular contra os efeitos dos radicais livres (moléculas instáveis que danificam células e prejudicam funções fisiológicas normais). Impedem ou bloqueiam a formação dos radicais livres
Algumas vitaminas são consideradas excelentes antioxidantes, sendo assim, capazes de sequestrar os radicais livres com eficiência. Como exemplo, podemos citar a Vitamina C (ácido ascórbico), essa vitamina está relacionada a estudos que comprovam seu efeito protetor sobre a exposição às radiações e medicamentos, além de proteção no desenvolvimento de tumores. A vitamina E, relaciona-se com a redução de danos provocados pelos radicais livres, associando-se a doenças como o envelhecimento, câncer, artrite e catarata.
Veja opções de Vitaminas e Minerais no site.
PRINCIPAIS ALIMENTOS FONTES DE ANTIOXIDANTES:
Alimentos | Antioxidantes |
Mamão, cenoura, abóbora, beterraba, manga, batata doce, damasco. | β-caroteno. |
Brócolis, salsa, uva, chás, maçã, uva, frutas vermelhas, chocolate amargo. | Flavonóides |
Laranja, morango, kiwi, limão, abacaxi, goiaba. | Vitamina C |
Frutas vermelhas, maçã, uvas, brócolis, pimentão, cebola, alcaparra, limão. | Quercetina |
Tomate, brócolis, espinafre, manga, mamão papaia, beterraba. | Carotenóides |
Uva, morango, nozes | Ácido elágico |
Cúrcuma | Curcumina |
Uvas, cereja, laranja, caju, morango, tomate, couve-flor, espinafre, repolho, castanhas, rabanete, ameixa, nabo, beterraba. | Polifenóis |
Todos os vegetais verdes | Clorofilina |
Açaí, romã, cravo, canela, chocolate amargo, castanhas. | Taninos |
Todas essas vitaminas, minerais e antioxidantes podem ser consumidos também, através de suplementos alimentares, para complementar sua refeição e atingir níveis desejados.
Frutas
As frutas são utilizadas na prevenção e tratamento de diversos males há muitos anos, por suas propriedades terapêuticas. Este grupo de alimentos nos trazem saúde e disposição, nos proporcionando bom funcionamento do corpo, por serem fontes de nutrientes essenciais aos organismos.
Abacate: É um alimento excelente fonte de gordura monoinsaturada e assim colabora para os níveis ótimos de colesterol no sangue. Esta fruta possui vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C. Alivia o cansaço mental, auxilia na saúde dos dentes e ossos.
Abacaxi: fruta rica em vitamina A, vitaminas B1, B2, B3, B6 e B9, além de fibras, cobre, iodo, manganês, potássio, magnésio. Auxiliando principalmente nos músculos, coração, sistema imunológico e sistema nervoso.
Acerola: importante fonte de vitamina C. Possui vitamina A, fósforo e potássio. Importante função para a pele, tecidos nervosos e ossos. Evita hemorragia, auxilia na cicatrização, protege dentes e gengivas.
Banana: fruta muito consumida por ser uma ótima fonte de potássio e riquíssima em fibras, mas também é rica em vitaminas do complexo B e vitamina C e A. Auxilia na regulação do aparelho digestivo e sistema nervoso.
Goiaba: fonte de vitamina C, A e vitaminas do complexo B. Possui fósforo, cálcio, potássio, sódio e ferro. Muito utilizado em tratamentos para hemorragias e infecções. Boa para visão, mucosa e pele, além de auxiliar no fortalecimento de dentes e ossos.
Jabuticaba: contém vitamina C e vitaminas do complexo B. É essencial ao crescimento e auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso. Contribui na prevenção de reumatismo e de problemas da pele.
Laranja: fruta muito conhecida por ser fonte de vitamina C, além disso possui cálcio, sódio, fósforo e potássio. Rico em fibras, seu bagaço auxilia no funcionamento intestinal e favorece a digestão de ossos e dentes.
Limão:b> fruta versátil por conter uma significativa quantidade de vitamina C, citratos, substância detergentes e antioxidantes.
Maçã: fonte de vitaminas do complexo B, A, C e E, minerais como o potássio e fósforo. Auxilia o bom funcionamento do intestino, sistema nervoso e pele. Sua casca pode ser utilizada para chás com efeito diurético.
Mamão: fruta muito conhecida por auxiliar no funcionamento intestinal e visão. Contribui para a resistência a infecções, além de ser rica em cálcio, sódio, fósforo, potássio, e vitaminas A e C. A fruta possui a enzima Papaína, auxiliando a digestão e auxiliando o sistema imunológico.
Manga: ótima para auxiliar no funcionamento do intestino, excelente fonte de fibras, vitamina A e C, além de vitaminas do complexo B, cálcio, sódio, potássio e fósforo.
Maracujá: fruta deliciosa e versátil, rica em vitaminas do complexo B, além de conter cálcio, ferro, potássio e fósforo. Rica em antioxidantes e confere resistência aos vasos sanguíneos.
Melancia: refrescante fruta suave e calmante. Auxilia no funcionamento dos rins, possui fósforo, sódio, cálcio, potássio, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C.
Melão: outra fruta muito refrescante, que protege a visão, contribui na formação de ossos, sangue e dentes, além de auxiliar na cicatrização de ferimentos. Contém fósforo, cálcio, sódio e potássio.
Mexerica / Tangerina: importante fonte de vitamina C. Possui vitaminas do complexo B, ferro, fósforo, sódio, potássio, cálcio e magnésio. Seu bagaço é rico em fibras colaborando no bom funcionamento de intestino. Auxilia na manutenção no sistema nervoso e músculos, além de reforçar as defesas do organismo.
Morango: fruta rica em vitaminas do complexo B, vitamina C e K, além de silício, manganês, magnésio e potássio. Fruta que auxilia no sistema imunológico, é riquíssima em antioxidantes e auxilia na cicatrização de feridas.
Pêra: fruta rica em fibras, vitamina A, C e do complexo B, além de cálcio e potássio.
Tomate: delicioso fruto com uma ótima quantidade de vitamina A, C e do complexo B, além de ferro, sódio, fósforo, magnésio, cálcio e potássio. Esse fruto auxilia na saúde óssea e fornece resistência aos vasos sanguíneos.
Uvas: fruta rica em antioxidantes, vitaminas do complexo B, vitamina A, sódio, cálcio, potássio e fósforo. Atua como um suave laxante e estimula o bom funcionamento do coração.
Verduras e Legumes
Esses alimentos, assim como as frutas são essenciais fontes de fibras, água, sais minerais e vitaminas, auxiliando na prevenção e tratamentos de patologias, promovendo a saúde. Eles são plantas ou parte das plantas que são comestíveis.
Abóbora: possuem uma significativa quantidade de carboidratos de boa qualidade. Possui uma significativa quantidade de vitamina A, cálcio, ferro, fósforo, vitaminas do complexo B e fibras. Importante participação no desenvolvimento de ossos e dentes.
Abobrinha: legume que evita o cansaço mental, auxilia na formação de ossos e dentes, e favorece a saúde da pele e visão. É fonte de fibras, ferro, fósforo e cálcio.
Alface: riquíssima em fibras, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina K, além de possuir ferro, cálcio e fósforo, auxiliando na visão, dentes, ossos, reduzindo o estresse e insônia.
Almeirão: folha verde escura fonte de vitamina A, complexo B, fósforo, ferro, cálcio e fibras. Alivia o cansaço, colabora na saúde da pele, visão e mucosas, auxiliando também no crescimento e redução do cansaço.
Beterraba: legume fonte de nitratos, vitamina C e melhor aproveitada quando consumida crua, além disso possui vitaminas do complexo B, cálcio e fósforo. Seu suco é refrescante, diurético, tônico e essa fruta possui leve efeito laxante.
Cenoura: importante fonte de vitamina A, rica em vitamina do complexo B, vitamina C, cálcio, potássio, sódio e fósforo. Assim contribui para o bom funcionamento da visão, pele, cabelos e mucosas. Atua na regulação do sistema nervoso e aparelho digestivo. Auxilia na formação de dentes e ossos.
Chuchu: possui vitaminas do complexo B, vitamina C, sais minerais, potássio, cálcio, sódio, fósforo e ferro, contribuindo para a saúde da pele. Promove uma boa formação de dentes e ossos.
Couve: folhas verdes escuras, que são ricas em cálcio, ferro, fósforo e fibras. Possui vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C. Auxilia na formação de dentes e ossos, além de auxiliar no bom funcionamento do intestino.
Jiló: possui vitamina A, do complexo B e C. Possui muitos minerais auxiliando na formação de ossos, dentes e na constituição dos músculos.
Quiabo: rico em vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C, além de possuir fósforo e cálcio. Auxilia na saúde das mucosas, pele e visão.
Repolho: fonte de cálcio, fósforo, sódio, ferro e potássio, além de possuir vitaminas do complexo B. Quando consumida crua, é uma importante fonte de vitamina C. É utilizado no tratamento de hemorragias e infecções.
Conclusão
Ao longo do tempo, a forma com que os alimentos foram vistos e o tipo de alimentos que passaram a ser mais consumidos pela população mudaram muito.
No entanto, uma alimentação saudável deve significar prazer e saúde.